Mundo da escola/mundo do trabalho:realidades conciliáveis pela via polivalência?

Regina Lúcia Freire de Oliveira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Oswaldo Hajime Yamamoto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo Abstract
Este artigo trata da relação trabalho/educação, procurando situar a escola de nível médio relativamente aos novos requerimentos de qualificação. Centra-se na polivalência, compreendida como exigência calcada nas alterações que marcam os atuais processos de trabalho. Enfatiza que as ligações entre os dois mundos -trabalho/escola -são tecidas à base de que as metamorfoses da produção terminam por repercutir na educação escolar, acenando para o seu realinhamento político, filosófico e pedagógico. An analysis of relationships between education and work attempting to discuss the secondary school toward the new qualification requirements. Understands the multiskills (“polivalências”) as a demand originated in the changings that characterize the current processes of work. Emphasizes that the existing linkings between education and work are constructed under the influence of the production system transformations which end to have an effect on school education contributing to its political, philosophical and pedagogical realignment.