O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática

Oswaldo Hajime Yamamoto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo Abstract
Na passagem das décadas de 1970-1980, emerge no Brasil uma produção educacional fortemente marcada pelos influxos da tradição marxista, em consonância com a tendência oposicionista do período. Tal produção assume características peculiares devido à convergência de um conjunto de fatores: a ausência de acumulação marxista pregressa nesse campo, o adensamento político propiciado pelo engajamento dos educadores no conjunto das lutas oposicionistas, as reorganizações do campo educacional, com a reativação de eventos e entidades nacionais e o estabelecimento do sistema nacional de pós-graduação. O presente trabalho discute a natureza da incidência marxista, relacionando-a as condições históricas que conformaram tal produção intelectual. This paper discusses the incidence of the Marxist thought on Brazilian educational literature in the late 1970s and early 1980s. The lack of former Marxist studies in Education, the reorganisation of the educators in the context of the struggle against the military regime, the creation of Post-Graduate programs with the multiplication of courses and the increase of scientific research in the universities are discussed as important conditions of the production of this literature.