Representações sociais e decisão: breves considerações

Margot Campos Madeira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo Abstract
Este artigo aborda a problemática das decisões em educação considerando-a à luz do movimento que, numa dada totalidade social, vai definindo, de forma articulada, espaços e atores. O constructo das representações sociais é assumido como caminho promissor para uma aproximação mais efetiva desta complexidade, na diversidade, contradição e complementaridade que fazem sua dinâmica e seus processos. A partir de resultados de pesquisas sobre representações sociais da educação foi possível mostrar as articulações entre decisões, condutas e o sentido que as articula ao seu objeto e aos que se lhe vão associando na experiência concreta dos homens, com suas histórias afetivas e efetivas, suas demandas e projetos. This article deals with the problematic of decisions concerning education in the light of the movement which, in d given social context, defines spaces and actors in an articulated manner. The construction of social representations is considered a promising way of approaching more effectively this complexity in the diversity, contradiction" and complementarity which account for its dynamics and processes. From the results of researches on the social representations of education it has been possible to show the articulations between the decisions, conducts and sense which are associated to it in theconcrete experience of men with their stories, both affective and effective, their demands and their goals.