O olhar da criança sobre si mesma

Márcia Maria Gurgel Ribeiro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo Abstract
Esse trabalho trata de questões referentes à identidade, criança e escola. Busca compreender os processos que envolvem a constituição da identidade pessoal, a partir das imagens que a criança expressa sobre ela mesma. Tenta apreender como as relações estabelecidas pela criança na escola, contribuem para a constituição das identidades. Inclui elementos do grupo familiar e das experiências sociais de cada criança. Inicialmente, busca entender e definir o que é uma identidade pessoal. A partir dessa busca delineiam-se as seguintes questões: como a família e a escola, mediadores na formação das identidades, contribuem para seu processo de construção? Esse processo imprime diferenciações nos resultados da escolaridade? Baseada em estudos de orientação etnográfica, realiza observações e entrevistas semi-diretivas com alunos, professores e pais ou responsáveis pelos alunos. Verifica, através das falas dos/sobre os alunos, que as múltiplas interações sociais estabelecidas pela criança dão-lhe singularidade e, ao mesmo tempo, marcam o grupo na sala de aula como extremamente heterogêneo. A participação dos alunos nas atividades escolares ocorre de forma diferenciada, incluindo conteúdos das experiências sociais e culturais. This paper discusses both the identity conceptualization and the processes which are involved in the constitution of personal identity from the images a child expresses about herself. It investigates the role family and school might play in this process. By locating the discussion on ethnographic basis, the research observed and interviewed students, teachers and parents or alike. Through the students' speeches verifies that the child multiple social interactions give her uniqueness and at the same time emphasize the classroom as a heterogeneous group. Also the students' participation in school activities is expressed in a multiple way as a result of different contents in social and cultural child experiences.