Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina

Dagmar M. L. Zibas
Fundação Carlos Chagas
Resumo Abstract
O artigo caracteriza a distância que historicamente tem existido entre as orientações oficiais dirigidas ao sistema educacional e o cotidiano escolar. Destaca, no entanto, que quando as políticas consideraram os professores como intelectuais capazes de se responsabilizarem por um trabalho de qualidade, houve grande melhoria do desempenho docente. Levanta dados para indicar que, nos anos 90, a autonomia escolar, recomendada por organismos internacionais -como o Banco Mundial -vem vinculada a novas formas de controle e à economia com gastos nas áreas sociais. Conclui que, mesmo quando aspectos modernizadores das novas políticas conseguem quebrar alguns núcleos retrógrados da cultura escolar, o viés economicista das atuais propostas introduz outros elementos discriminatórios na micropolítica da instituição, comprometendo os declarados objetivos de qualidade e equidade. This article discusses the distance that has been registered historically between the official orientations regarding the educational system and the school practices. Nevertheless, it emphasises that a great improvement in the teaching process has been possible as the educacional policies consider teachers as intelectual workers and so as professionals able to develop a high quali1y work. The author argues that in the 90's some international institutions -like the World Bank -have recommended the adoption of specific policies to grant autonomy to schools. However, the recommended autonomy is based on new control instruments and it is planned to diminish the spending of public funds in social areas. The article concludes that the economical bias of the present educational reforms introduces discriminatory elements in the teaching/learning process. So, the new policies official objectives regarding quality and equity will not be reached.
Palavras-chave: Política Educacional, Práticas Escolares, Relação entre Política Educacional e Micropolítica da Escola. Keywords: Educational Policie, School Practices, Relationship between Educational Policies and School Practices.