Movimento social de docentes na construção do Plano Nacional de Educação para o Decênio (1998-2008)

Gilcilene de O. Barão

Joana M. Angelis
Resumo Abstract
Este texto objetiva apresentar uma reflexão sobre o movimento social dos docentes -as organizações e associações -e a sua vital contribuição, através dos debates e das mobilizações, na construção democrática de um Plano Nacional de Educação (PNE) que responda às necessidades da sociedade. A reflexão é desenvolvida em dois aspectos: 1) discussão das diferenças fundamentais entre elaboração e encaminhamento das propostas de PNE ( do Governo e das entidades e organizações) e 2) de uma breve comparação entre algumas diretrizes centrais das propostas do PNE, especificamente, quanto ao papel do Estado frente à responsabilidade com a educação pública e a participação da sociedade. Mobilizing the society attention and specifically the teaching workers action was the main purpose of the social movement of teachers through its associations during the construction of the Education National Plan (PNE). The movement intended a democratic plan able to answer the social needs of Brazilian people. The study is developed into two streams: 1) an analysis of the main differences identified between government and the teachers movement purposes and 2) a discussion over some of the mainstreams of the PNE specifically as concerned to the State role in public education and a taking part society.
Palavras-chave: Movimento dos Docentes, Democracia, Plano Nacional de Educação; Estado. Keywords: Teachers Movement, Democracy, Education National Plan, State.