Linguagem na escola: a autoridade do discurso do mestre ou de costas para a cidadania

Elisabeth Silveira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Raquel Villardi
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Resumo Abstract
O texto trata sobre a língua, em suas modalidades oral e escrita, como mediadora da interação professor/ aluno. Aborda o tema a partir do discurso do professor na sala de aula situando-o nas diferenças culturais e sociais e mencionando lingüísticas distintas. Defende que a escola é um espaço privilegiado de formação da cidadania. Destaca a importância de uma definição a respeito do tipo de linguagem que deve ser processada na escola realçando o seu caráter dialógico. Sugere que a reversão do quadro de ineficiência da linguagem produzida na escola trata-se de uma questão política que passa pelo resgate do status social do professor. The analysis of spoken and written language as a link between teacher/ student interaction is the purpose of the study. It is based on the teacher’s speech in classroom emphasizing cultural and social diversities and mentioning distinct linguistics. The study understands school as a privileged place for the citizenship formation. It also points out how meaningful is school to take a decision as concerned to the kind of language to be used in classroom considering its dialogue nature. At last suggests that the inefficiency of language work in school is a matter of political will that requires the teachers’ social status recovering.
Palavras-chave: Linguagem na Escola, Discurso do Professor, Interação Professor/Aluno. Keywords: Language in School, Teacher’s Speech, Teacher/Student Interaction.